sexta-feira, 28 de maio de 2010

Carlos Cruz fala em erro judiciário...


Ontem à noite, na TVi, Henrique Garcia entrevistou o "inocente" Carlos Cruz. Em primeiro lugar, gostava de perceber como é possível dar tempo de antena a um cidadão que está "a contas" com a justiça, beneficiando de um meio previlegiado para tentar "embriagar" a opinião pública e, desta forma, tentar influenciar a decisão dos tribunais. Infelizmente, isto acontece.

Esta entrevista poderia fazer sentido num canal como o FOX Crime, mas num canal generalista como a TVi, é uma imoralidade.

Claro que, no decorrer da entrevista, Carlos Cruz mais não fez que afirmar que está inocente, e que, caso seja condenado, se trata de um erro judiciário. Eu sou forçado a concordar com Carlos Cruz, tendo em conta que Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Armando Vara, Adelino Ferreira Torres, Fátima Felgueiras, Vale e Azevedo entre muitos mais se passeiam livremente entre nós, apenas por mero erro judiciário se poderia condenar Carlos Cruz e os restantes arguidos do caso Casa Pia.

2 comentários:

  1. 1.O jornalista deve relatar os factos com rigor e exactidão e interpretá-los com honestidade. Os factos devem ser comprovados, ouvindo as partes com interesses atendíveis no caso. A distinção entre notícia e opinião deve ficar bem clara aos olhos do público

    7.O jornalista deve salvaguardar a presunção da inocência dos arguidos até a sentença transitar em julgado.

    tb serve para si

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo,

    Eu entendo tudo isso, e também conheço o código deontológico. Gostava era que me explicasse então porque é que o Sr. Carlos Cruz tem acesso a um tempo de antena para se justificar. Se ainda não houve qualquer tipo de julgamento, devia ficar em silêncio à espera do mesmo.

    Claro que, pelo facto de ser o Sr. Carlos Cruz, um homem da televisão, que tem uma grande produtora que dá emprego a muita gente, que tem muita influência e muitos amigos no meio da comunicação social, convém dar uma mãozinha ao homem. Nunca se sabe, pode ser que ele se lembre disso se acaso seja ilibado.

    Relativamente aos pontos que apresenta, tudo bem. Há é um pormenor importante. Eu não me rejo por esse código visto não ser jornalista. Tenho a vantagem de poder expressar a minha real opinião, ser ter que recorrer ao chato e imbecil "politicamente correcto".

    A minha critica não é ao conteúdo da entrevsta, ou à forma como foi conduzida pela TVI. A minha critica é à realização da entrevista, que considero desonesta.

    Trata-se claramente de dar tempo de antena a uma pessoa que tenta desesperadamente condicionar a decisão da justiça e a opinião pública. Isto, desculpe sr. anónimo, nõ me parece bem.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar