quarta-feira, 17 de março de 2010

Estou curioso...




Há já algum tempo que isto acontece, mas só agora me dei ao trabalho de questionar. Vou contar o que se passa, mas quero fazê-lo de uma forma original...
Conduzo o meu automóvel por estradas de Oeiras. O sol já se pôs, e quero chegar a casa. Subitamente, uma irritante luzinha cor-de-laranja chama a minha atenção no painel de instrumentos do automóvel. Estava com fome, o desgraçado.

Não tendo outro remédio, dirijo-me à estação de serviço mais próxima. Rapidamente dei com uma, porque nascem em qualquer lado. Parece que se dão bem com qualquer tipo de terra. Bom, fiz pisca à esquerda, entrei, e parei o carro junto à bomba 2. Saí da viatura e dei de caras com um aviso que dizia: “Bomba em pré-pagamento”. Que azar, logo fui parar na bomba que estava em pré-pagamento. No entanto, olhei em volta e percebi que todas as bombas sofriam deste problema de “pagamento precoce”. O problema é que eu pretendia atestar o depósito, pelo que não sabia exactamente qual a quantia que deveria “pré-pagar”.

Estava frio, e demorou até que o empregado da bomba, confortavelmente instalado junto à caixa registadora, percebesse que estava um sujeito a gesticular, pedindo que desbloqueasse a bomba, para atestar o depósito. A fim de algum tempo, percebi que o empregado não o iria fazer. Decidi entrar, para tentar perceber o que se estava a passar, porque naquele momento, parecíamos duas pessoas a ter um ataque epiléptico a poucos metros um do outro.

Entrei na loja da estação de serviço e, verbalmente, pedi que o empregado desbloqueasse a bomba 2, porque fazia intenção de atestar o depósito, não sabendo ao certo qual seria o valor a pagar. Verbalmente, disse-me que não o podia fazer. Só poderia colocar gasóleo no carro depois de pagar.

Eu estava com pressa e decidi então passar à frente na discussão e “pré-paguei” um abastecimento de 40 euros. Apenas para que conste, paguei com cartão multibanco. No final do pré-pagamento, o empregado devolveu-me o meu cartão, juntamente com um “papelito” como registo do pagamento, parecido com um recibo, mas com a frase “RECIBO NÃO VÁLIDO COMO FACTURA”. Só esta frase dá vontade de rir. Parece que alguém não sabe o que é um recibo, nem tão pouco uma factura. Olhei incrédulo para o empregado e o diálogo foi este:

Eu: Desculpe, mas vou necessitar de factura, ou um recibo.
Empregado: Peço imensa desculpa, mas só lhe posso dar uma factura, depois de abastecer. É o sistema informático que não deixa. (Agora até os sistemas informáticos mandam…os malandros)
Eu: Diz-me então que devo ir abastecer a viatura e depois regressar aqui para que me dê a factura de um pagamento que eu já fiz? (daí chamar-se “pré-pagamento”)
Empregado: Exacto.
Eu: Hum…está bem…

Dirigi-me à viatura, abasteci, regressei ao interior da loja e o empregado brindou-me com uma mais que atrasada e devida factura. Como estava com pressa, fui-me embora, mas sempre a pensar no “esquema”, sim, porque isto cheira-me a "chico-espertice".

É importante notar que esta situação já foi vivida em, pelo menos duas estações de serviço, de marcas diferentes, uma alaranjada e a outra falava castelhano.

Vou então expor os possíveis cenários que desenhei, para justificar esta moda do pré-pagamento:

1ª Hipótese – Têm medo que o cliente abasteça e saia sem pagar.

- Neste caso, sinto-me ofendido. Não podem tratar todos os clientes como ladrões. Criem condições para não serem assaltados, mas sem incomodar os clientes honestos.

2ª Hipótese – Gostam tanto do contacto com o cliente que o querem lá mais tempo.

- Não me parece.

3ª Hipótese – Aumenta a possibilidade de o cliente se fartar de tanta confusão e desistir da factura, ou simplesmente pensar que a tem na mão, quando na realidade o que tem é o tal “RECIBO NÃO VÁLIDO COMO FACTURA”.

- Pois…vendo bem…se o “sistema informático” não passa factura antes de abastecer, mesmo que o pagamento já tenha sido efectuado. A minha pergunta é simples - o que fazem quando um cliente acaba por se ir embora sem factura?

Estou curioso…

1 comentário:

  1. Há uma bomba assim ao pé do CascaiShopping, abastecia lá regularmente, e simplesmente deixei de lá ir. Para mim as melhores são as em que se pode pagar com o Multibanco na própria máquina e pormo-nos a andar sem mais chatices... Nunca deixo o depósito descer muito de meio precisamente para poder evitar chatices.

    ResponderEliminar