segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Eleições de Outubro de 2009

Bem sei que as eleições já foram em Outubro do ano passado, no entanto, ainda hoje tento perceber como foi possível aquele resultado. Sempre pensei que Oeiras se destacava, que estava uns degraus acima dos demais concelhos. Sempre considerei importante o facto de Oeiras ser o município com a mais elevada taxa de licenciados no país. De que vale isso? Nada. Percebi, aliás, que à medida que a taxa de licenciados sobe, a importância de valores como honestidade, confiança e justiça descem.
No Jornal deNotícias on-line de 3 de Agosto de 2009, pode ler-se:
"Isaltino Morais foi condenado a sete anos de prisão efectiva e ainda a uma pena acessória de perda de mandato.

O autarca de Oeiras foi considerado culpado por um crime de corrupção passiva por ilícito, no caso da Urbanização da Medrosa. Isaltino foi também considerado culpado por um crime de abuso de poder, por um crime de branquamento de capitais e por outro de fraude fiscal."
Depois disto, Isaltino Morais candidata-se (porque foi possível interpor recurso a esta decisão) e, pasme-se, ganha as eleições. Não só ganha, como aumenta a percentagem de votantes em relação a 2005 - 34,95% em 2005 para 41,3 em 2009. Isto, numa terra de Doutores.
O caso de Isaltino Morais, não foi o único a envolver presidentes de autarquias com os tribunais. Fátima Felgueiras, Avelino Ferreira Torres etc., no entanto foi o que teve o desfecho mais inesperado. Ao passo que Fátima Felgueiras perdeu as eleições nas urnas e Ferreira Torres foi impedido de se candidatar, por lhe ter sido sentenciada perda de mandato pelo Tribunal Constitucional, Isaltino Morais viu o mandato renovado pelos Doutores de Oeiras.
Sinceramente, tenho vergonha...

Sem comentários:

Enviar um comentário